quinta-feira, 19 de novembro de 2015

OTIMIZANDO MEMORIA SSD DO SEU COMPUTADOR

Mega Dicas para aumento de performance e espaço em disco de SSDs (Windows 7 / 8 / 8.1)

LUCAS PEPERAIO 8 DE AGOSTO DE 2014 5

Sem sombra de dúvidas, um Solid State Drive (SSD) é muito superior a um Disco Rígido comum, tanto na escrita quanto na leitura. Quem instala um SSD, dificilmente voltará a usar um HD para o sistema operacional, pois atividades como o boot do sistema, abrir e fechar programas torna-se incrivelmente mais rápido. Porém, o SSD ainda pode ter mais desempenho e economizar mais espaço em disco, até porquê, ainda é um dispositivo caro e com pouco espaço de armazenamento se comparado a HDs. E é sobre isso que vou falar neste artigo!


Otimização de SSDs: Performance – Hardware

1 – Porta Sata Nativa vs Controlador de Terceiros
Sim, existem otimizações de Hardware para SSD. A primeira e mais importante, é saber qual a porta indicada para conectar o seu SSD. Em placas-mãe modernas, vemos até 10 portas Sata, mas em geral, poucas são indicadas para SSD. Dessas 10, temos geralmente 6 portas nativas do chipset da placa-mãe (varia conforme a placa-mãe), que são mais rápidas. As outras são portas de controladores de terceiros, como Asmedia, Marvel e etc. Observe abaixo o diagrama da Placa-mãe Asus Maximus VI Extreme:


As portas indicadas pelo número 14, são portas nativas do chipset Intel Z87, portanto indicadas para SSD. Já as portas indicadas pelo número 15, são portas controladas pelo chip Asmedia, que estão logo ao lado das portas  (marcados em vermelho). Estas portas não são indicadas para SSDs pois apresentam baixo desempenho em relação as portas nativas. Na dúvida, leia o manual ou faça seus próprios testes.

2 – Tipos de cabos sata
Lembro como se fosse hoje quando lançou o Sata 3. Muitas pessoas correram para mudar o cabo sata que era 3Gbps para o “novo” de 6Gbps. Porém, mesmo o cabo 3Gbps consegue ser utilizado com o dobro de velocidade. Observe a imagem abaixo:

Asus SATA 6Gb/s (Black)
Asus SATA 3Gb/s (Red)
Asus SATA 3Gb/s (Black)
Intel SATA 3Gb/s (Blue)
Sequential Read
464.2 MB/s
464.0 MB/s
462.7 MB/s
460.5 MB/s
Sequential Write
326.8 MB/s
328.2 MB/s
328.9 MB/s
327.5 MB/s
Random Read 512KB
314.6 MB/s
314.8 MB/s
315.3 MB/s
315.1 MB/s
Random Write 512KB
301.4 MB/s
301.2 MB/s
300.8 MB/s
301.3 MB/s
Random Read 4KB (QD=1)
19.8 MB/s
19.8 MB/s
19.8 MB/s
19.8 MB/s
Random Write 4KB (QD=1)
44.0 MB/s
43.9 MB/s
43.9 MB/s
44.0 MB/s
Random Read 4KB (QD=32)
80.3 MB/s
80.1 MB/s
80.2 MB/s
80.1 MB/s
Random Write 4KB (QD=32)
50.7 MB/s
50.6 MB/s
50.7 MB/s
50.6 MB/s

Observe a tabela de testes com os 4 cabos. Empate técnico com diferença de 1-3 MB/s, variações comuns em testes deste tipo. Portanto quanto a cabo, você pode ficar tranquilo!


3 – Habilite o AHCI na BIOS/UEFI
Acesse o Setup da sua placa-mãe apertando Delete ou F2 quando ligar o computador, procure por “Sata Mode” e selecione AHCI. Ele terá mais desempenho em relação ao IDE.

Otimização de SSDs: Performance – Software

Agora vamos com as dicas de otimização de performance via software (Windows).


4 – Instale o driver sata mais atualizado
Para placas-mãe para processadores Intel, baixe e instale o Intel Rapid Storage (IRST). Ele trará o driver mais recente e aumentará a performance em dispositivos Sata. Para placas-mãe para processadores AMD, atualize o driver do chipset:

5 – Habilite o Trim em seu SSD
Primeiramente
, confira se o seu SSD possui suporte ao Trim, através de softwares como
 CrystalDiskInfo. TRIM basicamente mantém o seu SSD funcionando em sua melhor forma, otimizando a coleta de lixo. Você não deveria ter que fazer este passo, mas é sempre algo que eu faço só para ter certeza. Tendo o suporte (hoje em dia a maioria – senão todos – tem suporte), vamos verificar se ele está habilitado. Vá no iniciar > executar e escrevaCMD. Então rode o seguinte comando: fsutil behavior query disabledeletenotify. Se aparecer 0, então está OK, o trim está ativo. Se aparecer 1, então rode fsutil behavior set disabledeletenotify 0 para ativar:


6 – Desabilite a indexação de arquivos no SSD.
Em discos rígidos (HD), a indexação de arquivos pode ajudar no momento da busca, porém em SSDs é inútil, pois além de ocupar mais espaço em disco (é criado um database de atributos de cada arquivo), resultará em mais leituras e gravações extras no SSD. Além disso, o SSD é rápido o suficiente para localizar os arquivos. Basta ir em computador, selecione o drive relacionado ao SSD, botão direito > propriedades.
Desmarque a caixa “Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo“. Em seguida, selecione “Aplicar as alterações à unidade, subpastas e arquivos” e clique em OK. Para todos os erros, clique em ignorar todos.


7 – Desabilite a desfragmentação agendada:
Não é necessário desfragmentar SSDs, o funcionamento interno deles é completamente diferente de um HD, que este sim necessita de desfragmentação. Portanto, iremos desativar o agendamento de desfragmentação no SSD. Basta ir no iniciar, digitar desfragmentação e clique em OK. Na tela que irá abrir, selecione seu SSD, clique emalterar as configurações e desative o agendamento. Note que esta tela é diferente para o Windows 7, porém tem a mesma funcionalidade.


8 – Habilite a gravação em cache no dispositivo:
Esta característica não traz performance a todos os SSDs, mas eu prefiro mantê-la ativa, inclusive para HDs. Vá em computador, botão direito em qualquer unidade >propriedades. Na guia hardware, selecione o seu SSD e clique em propriedades novamente. Na guia Políticas,  marque “Habilitar gravacao em cache no dispositivo SSD” e desmarque “Desabilitar liberação do buffer do cache de gravação do Windows no dispositivo”.


9 – Desabilite o Prefetch e o Superfetch:
Em suma, o Prefetch e o Superfetch são tecnologias de gerenciamento que fornecem acesso rápido aos dados em discos rígidos (HD) tradicionais, porém em SSDs resulta em operações de escrita desnecessárias. Primeiro desabilitaremos o Superfetch, vá em iniciar e digite “Serviços“. Procure pelo Superfetch, clique duplo. Clique emparar caso o serviço esteja sendo executado, e em tipo de inicialização, escolha Desativado.
Agora desabilitaremos o Prefetch, vá no iniciar, digite regedit e dê OK. Acesse:
HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > Memory Management > PrefetchParameters
Na chave EnablePrefetcher, duplo clique e coloque o valor (“zero”) em forma numérica.

10 – Desabilite serviços desnecessários para o uso diário:
Serviços como Biometria, Cartão inteligente, fax, telefonia entre outros comummente não são utilizados. Portanto, vamos desabilitar. Seguindo o mesmo procedimento de desabilitar o Superfetch, acesse iniciar > serviços. Desabilite conforme sua necessidade.

Otimização de SSDs: Espaço em Disco

Agora vamos com as dicas de otimização de espaço em disco no SSD.


11 – Desabilite a hibernação:
Caso não utilize a hibernação em seu computador, você poderá liberar alguns GBs destinados a isto em seu SSD, assim poupando espaço. Vá em iniciar, pesquise por CMD e selecione para executar como administrador. Rode o seguinte comando: 
powercfg -h off e aperte enter


12 – Desabilite ou diminua o arquivo de paginação (Memória virtual):
O Arquivo de Paginação ou Memória Virtual é um espaço que está alocado em seu SSD, variando de 400 MB até mais de 10GB, destinado a armazenar dados dos programas que, por motivos de falta de espaço, não couberam na memória RAM. Se você possui uma boa quantidade de memória RAM ou utiliza pouca da disponível, então você pode liberar mais este espaço em seu SSD. No entanto, se você receber avisos de falta de memória no computador, torne a habilitar. É simples, vá em iniciar > executar, digite “SystemPropertiesAdvanced.exe” ou simplesmente pesquise no iniciar com este mesmo nome. Na tela que irá abrir, na guia avançado, clique emconfigurações. Novamente na guia avançado, clique em alterar.



No meu caso, o sistema atribuiu 7680 MB em meu SSD para memória virtual. Isto varia conforme o seu uso, já que esta propriedade é dinâmica. Caso queira liberar este espaço, desmarque a caixa “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades“, selecione a opção “Sem arquivo de paginação” e clique em Definir. O Windows dará um aviso que ele precisa de pelo menos 400 MB para certas funções. Caso queira, volte e defina em “Tamanho personalizado” os 400 MB solicitados, em tamanho inicial e tamanho máximo. Confirme, o Windows pedirá para reiniciar. Após reiniciar, o espaço será liberado ou alterado, conforme sua escolha.


13 – Desabilite ou diminua a proteção do sistema:
Restaurações do Windows são ótimas, principalmente quando fazemos uma cagada enorme no sistema. Porém, elas por padrão podem consumir 5GB ou mais do seu SSD. Caso você queira, podemos desabilitá-las e assim ganhar mais este espaço em disco. Vá no iniciar > executar e digite “SystemPropertiesProtection.exe” ou simplesmente pesquise no iniciar com este mesmo nome.

Observe que no meu caso, a proteção do sistema está ativa para o SSD. Selecione ele e clique em Configurar.

Observe que neste momento, o Uso atual é zero. Porém, ele poderá chegar até 5,27 GB, conforme o uso máximo está definido. Quando você instala certos programas, alguns criam pontos de restauração que serão armazenados ai, e conforme o tempo, você terá muitos pontos de restauração. Caso queira, desative a proteção do sistema e assim, garanta que conforme o tempo for passando, estes 5 GB não será utilizado para pontos de restauração.


14 – Apague o cache do Windows Update:
Quando você atualiza o sistema, drivers e programas através do Windows Update, é mantido no SSD os instaladores, que são desnecessários e podem ocupar muitos GB de espaço em disco. Portanto, vamos apagá-los. Após atualizar seu sistema, vá em C:/Windows/SoftwareDistribution/Download. Apague tudo. Aqui eu obti mais de 1GB de espaço em disco.


15 – Otimize o sistema com o Ccleaner:
Este é um excelente software para manutenção do sistema. Com ele, você poderá limpar o sistema, apagando arquivos inúteis, otimizar o registro, escolher quais programas se iniciam junto com o Windows (assim acelerando o boot do sistema) e etc. O programa tem na versão gratuita e paga:

Observe que eu posso apagar mais de 1GB para poupar espaço em disco


Otimizando os programas que iniciam junto com o SSD, posso ter um boot mais rápido


Nenhum comentário:

Postar um comentário